DEU NA REVISTA FORBES: Rondônia produz o melhor e espetacular cacau do Brasil

 



A festa do chocolate passa por Rondônia. Vem do estado os campeões do “Concurso Nacional de Cacau Especial do Brasil – Sustentabilidade e Qualidade”, realizado pelo quinto ano consecutivo. Os vencedores foram anunciados na noite desta sexta-feira (24), em Ilhéus, no sul da Bahia.

 

O produtor Robson Calandrelli, do Sítio Três Irmãos, no município de Nova União, a 370 quilômetros da capital Porto Velho, ficou em primeiro lugar na categoria mistura, quando o chocolate avaliado leva mais de uma variedade de cacau. Na categoria varietal, o chocolate feito de uma única variedade genética de cacau, o primeiro lugar ficou com o produtor Deoclides Pires, da Chácara Tiengo, do município de Jaru, herdeiro de uma lavoura de cacau plantada pelo pai nos anos 1970 e que também ficou em primeiro lugar no concurso de 2022.

 

“Ninguém chega ao topo sozinho”, disse Silva, ao receber o prêmio e citar as ajudas recebidas, entre elas Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). “Temos recebido um apoio muito grande e estamos aqui pelo empenho deles por Rondônia.”


O produtor Calandrelli também destacou o apoio recebido dos dois organismos. “É a minha primeira participação neste concurso para mostrar não só o cacau do meu estado, mas do Brasil todo”, disse ele, alertando que “Rondônia está vindo forte não só na quantidade, mas na qualidade”.